Pensando no título, capa e o projeto gráfico do livro

Muito se discute sobre qual o item que mais chama a atenção do leitor: o título do livro, o estilo da capa, o autor, a editora? O que faz com que o leitor pegue justamente o seu livro entre tantos disponibilizados em uma estante na livraria? É claro que não podemos nos esquecer do tal do marketing…mas em outra ocasião falaremos exclusivamente sobre o marketing.

Ter um título bom, que gere curiosidade ajuda bastante, mas é preciso cuidado para que o título não fuja da proposta do livro. Em 2017, publiquei um livro cujo o título é: A SENHORA DO PARQUE. Muitos leitores adquiriram o livro pelo título, que à princípio, trata-se de um título conservador. Talvez o título sozinho não fizesse tanta diferença do que acompanhado de uma capa adequada.

Capa livro A SENHORA DO PARQUE

Como a história tem como “pano de fundo” o Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, nada mais natural do que colocar algo que represente o parque na capa. É claro que para os leitores de outras cidades ou estados não aconteceu associação alguma. Já o banco, sim. A maioria dos parques, em qualquer lugar, tem um banco. O banco é também um elemento de ligação entre os personagens da história, um elo.

A escolha do tipo e da cor da fonte também foi proposital, passando a imagem de algo antigo. Uma capa simples e convidativa a sentar no banco de um parque para ler a história.

Outro exemplo é a minha publicação QUEM VOCÊ DEIXOU DE SER QUANDO CRESCEU (2019). Um título que gera curiosidade, seguindo as tendências contemporâneas dos títulos de publicações recentes. Uma “cutucada” nos nossos sonhos que deixamos para trás quando somos engolidos pela vida moderna.

No mesmo estilo da SENHORA, o livro QUEM apresenta uma capa bastante interessante no que diz respeito à relação ao título. Com desenhos infantis e cor vermelha destacando o título, o título e a capa em harmonia conseguem reter a atenção de um possível leitor.

Capa livro QUEM VOCÊ DEIXOU DE SER QUANDO CRESCEU

Para a capa do meu livro QUEM VOCÊ DEIXOU DE SER QUANDO CRESCEU foi preciso criar várias imagens relacionadas à história…fiz uma por uma…e o resultado ficou bacana.

Portanto, pense bem no título. Em relação à capa, contrate um profissional de design para desenvolvê-la e finalizar o projeto gráfico (parte interna do livro que exige alguns cuidados e detalhes que agregam valor à leitura). Investir em uma capa atrativa e um projeto gráfico interessante para o leitor não é custo, é investimento, ok?

Para adquirir as minhas publicações autografadas, acesse o site da Editora da Galeria: www.editoradagaleria.com.br

Acompanhe as notícias e minhas participações em eventos pelo link: https://editoradagaleria.wordpress.com/

E aí? Gostou deste post? Comente e se tiver alguma pergunta é só enviar nos comentários que eu respondo.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s